A Atividade Física não é necessariamente o mesmo que um treinamento
regular com exercício. Embora sejam obviamente parte dos programas de
treinamentos, nem todas as atividades físicas podem ser qualificadas como
treinamento (MALINA & BOUCHARD, 2002).
A Atividade Física é definida como qualquer movimento corporal decorrente
de contração muscular, com dispêndio energético maior que o de repouso,
exemplificada por esportes, exercícios físicos e determinadas experiências de lazer e
atividades utilitárias. Ela tem como objetivos a manutenção ou recuperação da saúde,
sociabilização e lazer, tornando-se de extrema importância na qualidade de vida. O
exercício físico é uma atividade física planificada, estruturada, repetitiva, que tem por
objetivo melhorar e manter um ou mais componentes da forma física. A Atividade
Física deve aumentar a reserva funcional, compensar limitações, evitar ou postergar
manifestações das doenças, controlar doenças existentes, promover mudanças de
hábitos, prevenir traumas e acidentes, incentivar a cidadania e a inserção social
(RAHAL & SGUIZZATTO, 2006).
Referências
MALINA, R.M. ; BOUCHARD, C. A. Atividade Física do Atleta Jovem: do crescimento à
maturação. Editora Roca. São Paulo, 2002.
RAHAL, M. A.; SGUIZZATTO, G. T. Exercício Físico capítulo 64 in CARVALHO FILHO, E. T.;
PAPALÉO NETTO, M. Geriatria: Fundamentos, Clínica e Terapêutica. 2. ed. Editora
Atheneu. São Paulo, 2006.
Esporte
Betti (1991, apud DARIDO & RANGEL, 2005) conceitua o esporte como
uma ação social institucionalizada, composta por regras, que se desenvolve com base
lúdica, em forma de competição entre dois ou mais oponentes ou contra a natureza,
cujo objetivo é, por meio de comparação de desempenhos, determinar o vencedor ou
registrar o recorde. Os resultados alcançados pelos participantes são resultantes das
habilidades ou estratégias utilizadas por esses, e podem ser intrínseca ou
extrinsecamente gratificantes.
Ao contrário desse, e bem mais rigoroso, Bracht (1989, apud DARIDO &
RANGEL, 2005) refere-se ao esporte como uma atividade corporal de movimento com
caráter competitivo que surgiu no âmbito da cultura europeia por volta do século XVIII
e se expandiu por todos os cantos do planeta, que, em seu desenvolvimento assumiu
as seguintes características básicas: competição, rendimento físico-técnico, record e
cientificização do treinamento.
Referência
DARIDO, S.C.; RANGEL, I.C.A. Educação Física na Escola: implicações para a prática
pedagógica. Editora: Guanabara Koogan – Rio de Janeiro, 2005 (Educação Física no
Ensino Superior).